A intimidade de João Câncio com os vaqueiros começou nas vaquejadas ( e fora delas), na Igreja. Seu amigo fiel e sacristão, Primo, de Sítio dos Moreiras, que tomava conta dos seus cavalos, conta que o padre aprendeu a andar a cavalo e a derrubar boi em um “cursinho” que fez com os irmãos Valírio e Osvaldo Luciano, do Mameluco. Ele lembra que o amigo-irmão levou boas quedas, mas quando aprendeu a montar e começou a derrubar boi, formou uma boa dupla com Valírio Luciano em muitas corridas de gado na região.
O padre, de acordo com Primo, depois que passou a frequentar as vaquejadas só comprava cavalos bons, como Meia Branca e Flexa de Ouro.
Para Antônio de Mendes, a participação de João Câncio, tanto na Missa do Vaqueiro quanto nas vaqueijadas, servia para elevar a autoestima (entusiasmar) os vaqueiros, ficando comprovado que nos dois casos o padre foi bom aluno e bom professor para a categoria, pois ele se dava bem com todo mundo e gostava de muita gente. Mendes não nega a ninguém que votou na chapa do prefeito, em 1988, encabeçada por João Miranda, tendo João Câncio como vive, e que foi ao menos votada das três que concorriam ao governo de Serrita. Depois da morte de João Câncio, Miranda foi morar no Pará.
Tags
Aconteceu
Brasil
Fato Histórico
História
Nordeste
Notícias
pernambuco
Sertão
Sertão de Pernambuco
Túnel do Tempo

